sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Exames de Sangue

Medida dos níveis de colesterol: níveis elevados de colesterol aumentam o risco de problemas cardíacos como nos adultos jovens.
Medida da pressão arterial: a hipertensão arterial, ou "pressão alta" também aumenta o risco de doenças cardíacas e as medidas da pressão arterial devem ser realizadas em todos os idosos a cada visita ao médico, ou pelo menos a cada ano.

Exame clínico da mama e mamografia: a fim de detectar precocemente o câncer de mama, as mulheres devem realizar o exame clínico das mamas e a mamografia a cada 1 ou 2 anos. A mamografia deve ser realizada em todas as mulheres acima de 50 anos ou mais novas caso haja casos na família de câncer de mama.

Exame de sangue oculto nas fezes, sigmoidoscopia e exame total do colo: esses exames visam pesquisar o câncer na parte mais distal do intestino, chamado de câncer colorretal. É recomendado a partir de 75 anos, ou antes, caso haja casos na família.

Exame preventivo de câncer do colo do étero (Papanicolaou): deve ser realizado em todas as mulheres a cada 1 a 3 anos e pode ser encerrado nas mulheres com mais de 65 anos com três exames anteriores recentes normais.

Toque retal e PSA: são medidas para pesquisa de câncer de próstata, é aconselhável para os homens entre 50 e 70 anos.

Exame da pele: o médico devera estar atento e examinar toda a pele a procura de lesões cancerosas e aconselha-se a realização de um exame periódico da pele por um dermatologista para as pessoas com maior de risco para desenvolver câncer de pele.

Glicemia de jejum: esse exame mede a quantidade de glicose (açucar) no sangue a procura de Diabetes mellitus. A Associação Americana de Diabetes recomenda a sua realização a cada 3 anos, principalmente para as pessoas com maior risco, como as pessoas obesas.

Medida do hormônio TSH: esse exame  realizado para se pesquisar alterações na tireoide, como o hipo e hiperteoidismo. Recomenda-se para todas as mulheres acima de 65 anos.

Pesquisa de glaucoma pelo oftalmologista: recomenda-se para todos acima de 65 anos.

Importante ressaltar que essas são recomendações gerais, ficando sempre a critério de o seu médico quais exames solicitar e quando solicitar, dependendo da avaliação individual

Nenhum comentário:

Postar um comentário